domingo, 20 de maio de 2012

Valborg em Uppsala


  O Valborg, em português "Noite de Santa Valburga" (ah pois é), é um festival cristão com origens pagãs que é celebrado no Centro e Norte da Europa.

Em Uppsala este dia, que é uma espécie de feriado, é celebrado com um pequeno-almoço de champanhe e morangos, corridas de barcos de esferovite no rio e uma fogueira gigante ao cair da noite.



 São na maioria estudantes que participam na corrida. Eles têm que construir os próprios barcos, de acordo com uma enormidade de regras. As inscrições abrem on-line e fecham em poucos minutos, porque rapidamente os lugares são ocupados.






No dia da corrida as pessoas juntam-se nas margens do rio para ver a corrida, mas só mostram algum tipo de excitação quando um dos barcos se parte aos bocados. No resto do tempo estão como numa igreja (os suecos são muito divertidos).



 
 Ao fim do dia as pessoas juntam-se em Gamla Uppsala (a cidade velha), para assistir à mega-fogueira (bonfire). Também há discursos e pessoas a cantar (em sueco), mas acho que ninguém liga muito.







Aqui estão uns vídeos:




No fim disto tudo os estudantes, que já estiveram o dia todo a beber, vão beber mais e vomitar-se todos. Nós fomos para casa...

3 comentários:

  1. Então e o vosso barco de esferovite qual era??? :P

    ResponderEliminar
  2. Sim Srs! Gostei mto deste post, tivemos direito a vídeos e td! Estás a ficar um pro!

    ResponderEliminar