terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Na Suécia não se usa dinheiro

Estou a falar em dinheiro vivo (cash), claro...

Cá praticamente não se usa dinheiro, paga-se tudo com cartão. Sinceramente ainda não percebi muito bem este sistema, mas parece que todos os cartões funcionam como cartão de crédito. E felizmente os nosso cartões portugueses funcionam bem neste sistema. E nem sequer se paga mais por isso (pelo menos o meu banco nunca me cobrou nenhuma taxa por pagamentos fora da zona Euro).

Eu ainda estou pouco habituado, por isso costumo andar com algum dinheiro na carteira, mas a maior parte das pessoas nem isso. Quando cá cheguei trouxe algum dinheiro comigo e levantei também algum no primeiro dia em que cá estive. Ainda tenho esse dinheiro praticamente todo, excepto aquele que usei para pagar a renda...

Não é nada comum ver alguém a pagar alguma coisa sem ser com cartão. Aliás, a título de exemplo, nos autocarros nem sequer aceitam dinheiro (um dia destes faço um post mais detalhado sobre isso).

Por isso, caso passem por cá um dia, não se preocupem muito em trocar dinheiro antes de vir, porque o mais provável é levarem-no de novo para casa (ou darem-mo).

1 comentário:

  1. Olha que engraçado... O que eu achei estranho na Dinamarca é que nos supermercados, quando pagava com cartão, perguntavam-me muitas vezes se não queria aproveitar para "levantar" algum dinheiro. Ou seja, por ex, se as compras custavam 40, era normal as pessoas dizerem que pagavam com cartão 60 por ex, para receberem o troco em notas... Ao início achei estranhíssimo o sistema... Mas deve ser por nós cá em Lx termos uma caixa multibanco (ou várias) em cada esquina...

    ResponderEliminar